Deficiência auditiva
É o termo técnico usado na área da saúde e, algumas vezes, em textos legais. Refere-se a uma perda sensorial auditiva. Não designa o grupo cultural dos SURDOS.
É o nome usado para indicar perda de audição ou diminuição na capacidade de escutar os sons. Qualquer problema que ocorra em alguma das partes do ouvido pode levar a uma deficiência auditiva.
Surdo-Mudo: APAGUE ESSA IDÉIA
Provavelmente é a mais antiga e incorreta denominação atribuída ao surdo, e infelizmente ainda utilizada em certas áreas e divulgada nos meios de comunicação, principalmente televisão, jornais e rádio.
Num primeiro momento, o surdo não é mudo e não gosta de ser chamado surdo-mudo, ele pode falar. A fala, geralmente, vai ser uma aquisição natural no surdo. Isto foi provado pelas pesquisas feitas com surdos, filhos de pais surdos que adiquirem primeiro a língua de sinais e logo partem para a aquisição da língua oral.
Deve-se respeitar a escolha do surdo pela língua que irá usar para a sua comunicação e interação. Pode-se incentivar o uso da fala e da escrita do Português. Há vários ouvintes que querem a todo custo que o surdo fale, isso pode causar traumas.
Igualmente muitas pessoas atribuem ao surdo o termo de deficiente. Para estas pessoas o surdo está sempre em falta de algo, uma necessidade de cura. Se olhassem o surdo como diferente estas idéias desapareceriam.
Oi Martha
ResponderExcluirParabens pela construção do Blog e estruturação incial de seu Jornal, cada jornal com certeza estará diferenciado conforme o publico alvo de quem o contruiu. Espero que seu espaço continue propiciando momentos de reflexão.
Abs Andrea De Carli
Tutora PROINESP